Novedades
  Archivo de Noticias
  Sobre Asepelt
  Socios
  Acceso para socios
  Anales de Economía Aplicada
  Actividades
Apresentação

A Associação Internacional de Economia Aplicada, ASEPELT, é uma entidade sem fins lucrativos que agrupa investigadores, docentes e profissionais, assim como instituições interessadas no trabalho científico ou na promoção do mesmo. Foi constituída em Madrid, na sede do INE, em 1986, como resultado do desejo de uma vintena de economistas que se dedicavam ao estudo da Economia Aplicada, aprovando-se os Estatutos na Assembleia celebrada em Barcelona, em 1987. A sua denominação ASEPELT deriva da expressão em língua francesa “Association Scientifique Européenne pour la Prévision Economique à Moyen et Long Terme”, de que nasceu, historicamente, a filial espanhola. Na actualidade integram a dita Associação mais de 700 sócios individuais, pertencentes a diversas Universidades espanholas e estrangeiras, outros organismos públicos e privados, empresas e entidades sem fins lucrativos. A Associação conta ainda com uma forte representação de sócios institucionais, superando a trintena, entre os que se encontram diversos centros e departamentos universitários, além de outras entidades públicas e privadas.

A Associação tem por objecto “organizar, promover e favorecer trabalhos originais de carácter científico no domínio da Economia Aplicada”, com o propósito de dar um contributo positivo para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento, como lugar de encontro de diferentes tradições metodológicas no âmbito da Ciência Económica, que se preocupam com os problemas reais e a busca de soluções para os mesmos. É particularmente interesse evidenciar, que entre os seus membros se encontram especialistas de diversas matérias, como Economia Espanhola, Europeia ou mundial, Estatística, Econometria, Política Económica, Economia da Empresa, Economia do Sector Público, Economia Internacional, Métodos quantitativos/ Matemáticas, Economia Regional, etc., assim como profissionais vinculados à actividade económica e financeira do nosso país. Todo isto permite, sem duvida, uma riqueza de matizes e possibilidades de indubitável utilidade social.

Em concordância com o objecto indicado, as actividades de ASEPELT estão orientadas para a promoção de avanços científicos no âmbito da Economia Aplicada, fomentando o intercâmbio entre os sócios, incluindo publicações e reuniões científicas diversas. Há que clamar a atenção, em particular, para a revista trimestral “Estudios de Economía Aplicada”, em edição impressa e electrónica, de carácter internacional, que chega a todas as Universidades Espanholas e europeias bem como de países latino-americanos, contando com um Conselho Editor cujos membros pertencem a prestigiadas instituições da Europa, da América e da Ásia. Mesmo assim, a ASEPELT realiza um Congresso Anual, em que se debatem e estudam diferentes temas de actualidade no seu âmbito disciplinar, cujas implicações, obviamente, afectam todos os âmbitos da vida económica e social, incluindo o mundo financeiro, desenvolvimento económico, relações económicas internacionais, actividade produtiva, família, consumo, bem-estar social, etc.

O apoio aos investigadores jovens no âmbito da Economia Aplicada é uma das nossas preocupações permanentes.

Na actualidade, a ASEPELT mantém um conjunto de prioridades, entre as quais se encontram a qualidade no trabalho científico, o reforço da presença social da Associação e a preocupação com os problemas imediatos, o impulsionar as relações com outras associações científicas, assim como a prestação de uma atenção especial à América Latina.









Copyright © por Asepelt Asociación Internacional de Economía Aplicada

Publicado en: 2009-11-23 (5131 Lecturas)

[ Volver Atrás ]